"Se o teu corpo não está sob o teu controle, a tua mente não está sob o teu controle, e o teu espírito não está sob o teu controle, como vais enfrentar o desafio do tempo e do espaço?" - Yogi Bhajan

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pranayama – a importância da ciência da respiração

Os exercícios de respiração – Pranayama - são um método simples e eficaz para acalmar o corpo e a mente, para energizar o sistema nervoso, para regular o metabolismo e a digestão, promovendo um estado de consciência meditativo. Isto deve-se ao facto de que a respiração permite que o prana flua livremente no corpo.

A Respiração Longa e Profunda, também chamada de respiração ióguica, produz quase automaticamente um estado de tranquilidade; aumenta o fluxo do prana, ajudando a remover bloqueios e a limpar os canais energéticos; rompe padrões subconscientes e hábitos; estimula a secreção no cérebro de substâncias que ajudam a combater a depressão; regula o equilíbrio do pH do corpo, o que permite uma reacção mais positiva ao lidar com situações stressantes; reduz as toxinas nos pulmões; e ajuda a limpar o sangue.

Em postura fácil, coluna recta e alongada, ombros relaxados e os olhos fechados. Lentamente, inspirar e sentir que o ar preenche primeiro a zona abdominal, seguido do peito e por fim, expandindo-se na zona clavicular. Ao expirar, lentamente, soltar o ar da zona das clavículas, depois da zona toráxica e, por fim, esvaziar o abdómen, contraindo o ponto do umbigo a fim de expulsar o ar restante.

O prana circula no corpo através dos nadis - rios de energia - e embora tenhamos 72,000 nadis em nosso corpo, quero mencionar brevemente os três mais importantes – Sushumna, Ida e Pingala. Sushuma sobe pelo centro da coluna, desde a base onde os três nadis se encontram, até o topo da cabeça; Ida vem do ovário ou testículo esquerdo até à narina direita e Pingala, vem do ovário ou testículo direito até à narina esquerda. Estes dois últimos nadis não vão em linha reta, eles serpenteiam, cruzando o corpo de lado a lado diversas vezes. E a cada vez que se cruzam, no ponto em que se encontram, os chakras – centro de energia subtis - são criados.

Ida corresponde à energia de limpeza Apana - a força eliminadora do corpo. Conhecido como o canal lunar, estando localizado no hemisfério esquerdo do corpo, tem natureza feminina, e representa a respiração pela narina esquerda. Ida é responsável por restaurar a energia no cérebro e proporciona calma e a sensibilidade. Pingala correspondem à energia do Prana que nutre e alenta. Este canal é conhecido como solar, estando localizado no hemisfério direito do corpo e que tem natureza masculina. Pingala torna o corpo mais eficiente e dinâmico, e representa a respiração pela narina direita. Os pranayamas ajudam precisamente a limpar esses canais para que o prana possa fluir livremente.

Podemos usar a técnica da respiração através de uma das narinas, a fim de beneficiar de suas qualidades específicas, ou podemos usar a Respiração Alternada. Inspirando pela narina esquerda e expirando pela direita, ajuda a acalmar, aliviar o stress e a livrar-nos das emoções negativas; a inspiração pela narina direita e expiração pela esquerda, proporciona clareza, foco e uma atitude positiva. Com este tipo de respiração Ida e Pingala são gentilmente purificados, equilibra os dois hemisférios do cérebro e cria uma sensação de bem-estar a todos os níveis - físico, mental e emocional.

Sem comentários:

Enviar um comentário