"Se o teu corpo não está sob o teu controle, a tua mente não está sob o teu controle, e o teu espírito não está sob o teu controle, como vais enfrentar o desafio do tempo e do espaço?" - Yogi Bhajan

terça-feira, 8 de maio de 2012

Sat Kriya

Sat Kriya é essencial para a prática de Kundalini Yoga. É um dos poucos exercícios que é uma acção completa em si mesma. É uma kriya: uma acção ou series de acções que completam um processo e tem um resultado previsível. A maior parte das kriyas consiste numa série que sinergiza. Sat Kriya pode destacar-se sozinha como uma preciosa gema. Qualquer estudante sério deve dominar esta kriya. Um aluno principiante deve começar com 3 minutos todos os dias. O tempo pode ir sendo gradualmente aumentado.



Como fazer Sat Kriya
- Senta-te em Posição da Rocha. De joelhos, sentados sobre os calcanhares com os joelhos juntos.

- Estica os braços para cima, com os cotovelos esticados, de forma que os braços abracem a cabeça.

- Interlaça os dedos excepto os dedos indicadores que apontam para o céu. Os homens cruzam o polegar direito sobre o esquerdo. As mulheres cruzam o polegar esquerdo sobre o direito.

- Começa a cantar o mantra SAT NAM a um ritmo constante de ser de 8 vezes em 10 segundos. Quando cantas SAT desde o ponto do umbigo enquanto o puxa para dentro e para cima em direcção à coluna. Sente-o como uma pressão no centro do 3º chakra. Com o som NAM, relaxa a barriga.

- Continua por 3 a 31 minutos.

- Para terminar, inspira e suavemente contrai os músculos das nádegas e os músculos da coluna em direcção ascendente. Sustem e concentra-te no espaço sobre o topo da cabeça. Expira completamente. Inspira, expira completamente e sustem a respiração fora enquanto aplicas um firme mahabandh – contrai o baixo abdómen, sobe o diafragma, tranca o queixo e contrai todos os músculos desde as nádegas ao pescoço. Sustem por 5-20 segundos de acordo com a tua capacidade e conforto. Inspira. Relaxa a postura.

- Relaxa. Se praticas esta kriya enquanto kriya completa em si mesma, o relaxamento deve ser idealmente o dobro do tempo que praticaste a Sat Kriya. (Se praticado como parte de uma kriya seguir os tempos do relaxamento indicados.)

Durante a Sat Kriya focamos-nos no movimento do Ponto do Umbigo. Puxa-o para dentro e ligeiramente para cima quando cantas SAT. Relaxa-o quando cantas NAM. Continuando ritmicamente, o fecho da raiz e do diafragma são aplicados automaticamente. As constantes ondas de esforço desde o ponto do umbigo gradualmente incluem o movimento de todo o abdómen, tal como as ondas pequenas e rítmicas do oceano suavemente embalam um grande barco. Esta aplicação natural de estes dois fechos, ao mesmo tempo que nos focamos no ponto do umbigo, cria um equilibrio fisiológico. A pressão sanguínea é estabilizada.

Yogi Bhajan diz o seguinte acerca do foco no fecho:”Normalmente quando tentas fazer Sat Kriya desde o ponto do umbigo, incorrectamente tentas aplicar um dos fechos em vez de começar pelo ponto do umbigo. Se fazes Sat Kriya apenas aplicas o fecho da raiz temporariamente sobes a tensão arterial. Se fazes Sat Kriya e aplicas apenas o fecho do diafragma temporariamente baixas a tensão. Na verdade, na Sat Kriya os fechos são aplicados por automática envolvência. Então, a afirmação correctiva é: “Faz Sat Kriya apenas desde o ponto do umbigo e os dois fechos devem tornar-se pequenos ajudantes automáticamente em equilibrio.”

A suave mistura de prana e apana é conseguida a cada repetição do mantra. O mantra bij (semente) estabelece por ele próprio a qualidade sattvica da neutralidade e não-movimento no ponto do umbigo, que permite o fluxo natural da Kundalini em proporção com a necessidade individual de cura e clareza física, mental e espiritual.


Notas:
- a respiração regula-se por ela mesma.

- A coluna está alongada e quieta. A contração rítmica e o relaxamento produz ondas de energia que circula, energiza e cura o corpo. Isto não é uma flexão de coluna ou rotação pélvica. Mantem-te firmemente sentado nos calcanhares durante os movimentos da kriya.

- O foco do som NAM pode ser o no ponto do umbigo ou do ponto entre as sobrancelhas (a área onde as sobrancelhas se encontram com o ínicio do nariz; esta área corresponde ao 6º chakra).

- No início pratica Sat Kriya durante apenas 3 minutos. Dá atenção a aperfeiçoar a forma, o ritmo e a concentração. De forma a aumentar gradualmente os tempos, fá-lo por ciclos: 3 minutos de Sat Kriya com 2 minutos de relaxamento. Repete este ciclo 3 a 5 vezes. Aumenta gradualmente. Depois faz ciclos de 5 minutos de Sat Kriya e 5 minutos de relaxamento. Depois de acostumares e estares confortável vai acrescentando 3 a 5 minutos ao tempo da kriya. Em breve conseguirás fazer os 31 minutos.

- É importante respeitar o poder inerente desta técnica. Deixa que a kriya prepare devidamente o terreno no teu corpo para plantar a semente da experiência superior. Isto não é apenas um exercício, é uma kriya que trabalha em todos os níveis do teu ser – conhecidos e desconhecidos. Poderás bloquear experiências mais subtis das energias superiores se forçares demasiado o teu corpo físico. Poderás até ter uma experiência de consciência superior mas não conseguir integrar essa experiência na tua psique. Assim, prepara-te com constância, paciência e moderação. O resultado final é garantido.


Benefícios:
- Este exercício, como já vimos, trabalha directamente na estimulação e canalização da energia kundalini, pelo que deve ser sempre praticado com o mantra SAT NAM.

- A Sat Kriya fortalece todo o sistema sexual e estimula o seu fluxo natural de energia. Isto atenua fobias sexuais. Permite um controle o impulso sexual recanalizando a energia sexual para actividades criativas e sanadoras no corpo.

- Pessoas com problemas do foro mental beneficiam desta kriya pois as suas perturbações são originadas pelo desequilibrio energético dos 3 chakras inferiores.

- Melhora da saúde física geral uma vez que os orgãos internos recebem uma ritmica e gentil massagem.

- O coração é fortalecido pela subida e descida da pressão arterial que se gera pelo bombear do ponto do umbigo.


Extraído de “The Aquarian Teacher Level One Textbook” e "The Aquarian Teacher Level One Yoga Manual”, por Yogi Bhajan, publicado por Kundalini Research Institute.

Sem comentários:

Enviar um comentário